13 de setembro de 2012

Pela Boca Morre o Peixe...

Se há coisa que eu estou a aprender com a maternidade é que nunca devemos afirmar que nunca seremos assim ou assado e que nunca faremos cozido ou frito. Resumindo, Nunca dizer Nunca! E acima de tudo, não criticar e muito menos julgar!
Desde que me lembro que sempre critiquei os pais das outras crianças. Criticava aqueles pais que não conseguem deixar os filhos com nenhum familiar para poderem aproveitar alguns momentos a dois. Sempre lancei aqueles olhares reprovadores aos pais cujos rebentos estavam a protagonizar cenas de birras e gritarias. Quando entrava num avião e via uma criança de tenra idade pensava logo "Pronto. Lá vamos ter um voo de gritaria e birras!" Sempre afirmei que nunca seria Mãe Galinha. Que iria continuar a viver a minha vida. Que iria viajar. Passear. Ir ao cinema. Jantar Fora! Enfim... que ser Mãe nunca, jamais iria mudar a minha maneira de ser e de encarar a vida. 
Mas heis que chegou o grande dia em que me tornei Mãe. O dia em que olhei para a minha filha a primeira vez e senti todo o meu mundo a dar uma volta de 180 graus. O dia em que passei a sentir na pele a grandeza e a responsabilidade de ser Mãe. O dia em que muitas coisas que entendia e defendia como grandes verdades na minha vida, caíram por terra. 
Não sou melhor nem pior do que os outros pais. Não estou livre da minha filha ser a protagonista de verdadeiras cenas de birras em centros comerciais, supermercados e restaurantes. Não estou livre de a minha filha incomodar o passageiro do lado durante um voo. Não deixei de fazer muitas coisas que gosto de fazer, como passear e jantar fora. Mas fazê-las sem ela é impensável. Para onde eu vou, a minha filha vai comigo.  Entregá-la aos cuidados de terceiros só mesmo por obrigação, e se não houver outra alternativa - como o caso da Cresce. Tornei-me numa verdadeira Mãe Galinha, que gosta de ter a cria de baixo da sua asa. E o mais estranho é que antes me aterrorizava a ideia de ser uma "Mãe Galinha" hoje sinto orgulho... 
Sou uma verdadeira Mãe Galinha assumida. E tenho orgulho em sê-lo! E não são raras as vezes que saio de casa com a minha filhota no colo enquanto visto esta T-Shirt linda que ela me ofereceu no meu 1º dia da Mãe!

Sem comentários:

Enviar um comentário